Esta fotografia foi tirada no passado fim-de-semana, quando comprava material escolar nas Caldas e passeava pela cidade. O facto é que me desloquei o dia todo através do TOMA e reparei num aspecto pouco vulgar: Para além do "erro técnico" que apresentei da última vez que deixei uma entrada aqui no Blog, reparei que desde a inauguração da linha azul (a terceira linha do TOMA), ainda não se procedeu à correcção dos mapas dos trajectos nas próprias paragens, que apresentam ainda duas linhas e os respectivos antigos horários. Esta situação complica o benefício por parte da população deste serviço. No site da Câmara Municipal das Caldas da Rainha lê-se esta passagem:
"Dado o êxito, por todos reconhecido, do Projecto TOMA, e o enorme apoio dos munícipes nesta aposta no transporte colectivo, principalmente dos jovens e dos idosos, que viram melhoradas as suas condições de mobilidade, o Município das Caldas da Rainha aprovou o lançamento do 2ª circuito – Linha Azul."
Hoje "calhou" ir fazer questionários pelas Caldas da Rainha, e à vinda para casa, apanhei o TOMA. Como não estava sozinha, fui perguntando às pessoas o que elas achavam sobre a situação. 3 senhoras com os seus 70 e poucos anos não se manifestaram; mas outras cinco com quem consegui falar desenvolveram conversa de 15 minutos a falar sobre este tópico. Disseram-me que utilizavam o TOMA regularmente, mas que não se podiam fiar nos horários expostos nas paragens. Então o que é que estas senhoras faziam? Esperavam pelo TOMA que viesse, e perguntavam SEMPRE quando vinha o que pretendiam. Depois de falar com pessoas de idade, reflecti enquanto cliente deste serviço e pedi opinião a algumas pessoas com quem costumo passear nele, da minha idade. Todas nós somos de acordo: Quando algum vem, perguntamos. Quando demora um bocado, e nenhuma sabe o horário, optamos por ir a pé.
Se este TRANSPORTE COLECTIVO tem o intuito de MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRANSPORTE DE JOVENS E IDOSOS, devo dizer que não corresponde às espectativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário