Como Comunicação, é um bom exemplo: se olharmos bem para um pacote de cigarros, a parte da frente tem mais espaço para a comunicação do aviso "Fumar Mata" que para o nome da prórpia marca, é escrito preto no branco, e em negrito. Que mais podem as pessoas pedir? Emitem uma mensagem clara, simples e perceptível por todos, e está presente em todas (ou se não estão em todas, na maioria) de forma bastante apelativa. Na minha opinião, a comunicação aqui expressa até é boa, bastante acessível e directa. Mas a frase "o cliente é que tem sempre razão" é que conta... Todos estamos livres de tomar decisões sobre a nossa vida; algumas melhores, outras....capazes de matar.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Exemplo de Publicidade Institucional nos pacotes de cigarros - Boa Comunicação
Esta imagem foi um pouco difícil de definir enquanto boa e má comunicação. Porquê? Porque é em situações destas que se vê as diferenças entre BOA/MÁ COMUNICAÇÃO e BOA/MÁ PUBLICIDADE. Como publicidade, não se trata de um bom exemplo: não se registam mudanças significativas em função do número de pessoas que param de fumar ou fumam menos por causa destes anúncios: cada vez mais, a "cultura do fumo" transforma a ideia de pensar dos mais novos e cativa aqueles que já desenvolveram o vício (4.000 jovens por dia começam a fumar). De acordo com alguns exemplos de publicidade institucional acerca deste tópico, que encontrei a partir de sites como http://dementia.pt/fumar-mata/, entre outras pesquisas que realizei, todos os dias morrem 53.000 fumadores passivos, dados estes que fazem pensar na quantidade de fumadores que há no Mundo para que milhares de pessoas morram por estar perto deles. Falam tanto da criminalidade pelo Mundo fora: fumar mata 300 vezes mais pessoas que vítimas de criminalidade, e 20 vezes mais que o assassínio mata por ano. Na Europa, é responsável por 1.200.000 mortes anuais.
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